29 abril 2010

Vinil adesivo e a aplicação ideal.

Não é só o vinil que você precisa conhecer, a superfície em que ele será aplicado também é peça fundamental para uma boa aplicação.
Normalmente a aplicação é feita com uma solução própria que se pode adquirir nas empresas do ramo. Mas esta solução pode ser substituída por uma colher de sopa de detergente neutro diluída em um ½ litro de água.É preciso que a superfície esteja totalmente limpa, pois a poeira pode destruir seu trabalho. Pegue o adesivo, retire o “liner” e molhe a superfície de aplicação e o lado do adesivo que contém a cola com um borrifador contendo a solução. Posicione o adesivo no local desejado, passe a espátula do centro para as pontas, fazendo com que as bolhas de ar saiam junto com o líquido, e deixe secar por algumas horas. Retire a máscara de transferência devagar e em paralelo com a superfície. Se persistir alguma bolha, fure-a com um alfinete e com o próprio dedo, retire o ar da bolha.Algumas superfícies precisam de cuidados especiais no momento da limpeza e da aplicação.
Seguem algumas dicas:

Vidros e blindex:
Limpe o vidro com vinagre, que retira a oleosidade do vidro e facilita a aplicação.

Lonas e plásticos:
Limpe com álcool isopropílico (que você pode encontrar em farmácias), evitando o surgimento de “estrias”, o que é muito comum em galhardetes e faixas.
Vale lembrar que sempre que tiver que enrolar um trabalho feito em vinil adesivo, faça-o com o lado da aplicação para fora. Muitos pensa que se enrolarem ao contrário estarão protegendo o adesivo, o que não é verdade pois dessa forma o fenômeno “estrias” aparecerá mesmo que a superfície tenha sido limpa corretamente.

Latarias de veículos:
limpe normalmente com água e sabão, mas não use cera ou quaisquer produtos químicos antes da aplicação.

Paredes e madeiras:
faça um teste antes de molhar a superfície. Normalmente é possível fazer aplicações a seco.

Superfícies irregulares (utilize sempre vinil cast):
Em latarias com quebra de níveis, faça a aplicação calmamente e por partes, nunca coloque o adesivo de uma só vez passando por um desnível. Comece pela parte plana e vagarosamente acompanhe o adesivo pelas quebras utilizando a espátula. Só passe para a próxima quebra quando a primeira estiver colada. Em alguns casos é necessário o uso de um soprador térmico para moldar melhor o vinil. Em se tratando de latarias com arrebites, a situação se complica um pouco: faça a aplicação normalmente e, ao passar pelo arrebite, use um soprador térmico para aquecer o vinil e deixá-lo mais maleável. Pegue uma escova redonda (também disponível nas lojas do ramo) e dê umas batidas de leve no vinil, para que ele tome as formas do arrebites. Se preciso, faça alguns furos com um alfinete no vinil, na base do arrebite, para facilitar a saída do ar.

Letreiros luminosos:
Jamais sobreponha uma cor à outra. É preciso criar “overlaps”, evitando também o encaixe de uma cor com outra. As cores mais escuras devem estar com o “overlap” por cima das mais claras.

26 abril 2010

Gif no Photoshop

Bom amigos, depois um bom período de tempo sem postar, aqui estou eu de volta, com um post muito útil e interessante. Muitas pessoas tem dúvidas e dificuldades para criar um gif no photoshop porém, verão agora, que é um procedimento bem simples que exige apenas criatividade como qualquer tarefa de design.
Começaremos por algo simples e de fácil entendimento
Mãos a obra!


Crie um documento com um tamanho a sua escolha:
Tamanho adotado por mim: 500x300

Agora escreva um texto qualquer, de preferência seu nome!


Agora criaremos uma linha expessa com aproximadamente 8px de cor escura para contrastar com a cor da nossa fonte


Agora ativaremos a paleta "Animation"


Vamos clicar na camada onde está a faixa que criamos anteriormente com o botão direito e criar um"Clipping Mask" (Observe a ordem correta das layers abaixo e sem seguida a criação do "Clipping Mask"



Agora partiremos para a animação, onde a faixa passara pelo texto como uma "mancha"
Na paleta "Animation" criaremos um novo quadro clicando em "Duplicates Selected Frames"


Clique no novo frame criado e mova a faixa até o lado oposto do texto, como se ela realmente passasse pelo texto
Observe no primeiro frame como a faixa está em uma posição e no segundo está em outra


Agora selecionaremos os 2 frames e vamos ajustar o tempo de exibição dos quadros para "0.1seconds"

Em seguinda vamos animar essa passagem
Clique no botão "Tweens animations frames"

Na janela que aparecer colocaremos 12 no campo "Frames to add' e deixaremos o restante como padrão

Pronto, agora clique no "Play" na paleta "Animation" e veja o se resultado, claro que não ficou o mais bonito e nem o profissional pois a intenção aqui é ensinar
Para salvar seu gif, vá no menu "Arquivo" -> Save for Web -> Save


Em breve posto meu resultado, tentei postra uma vez e o gif não rodou aqui no blog, e como já está um pouco tarde estou indo dormir!


Espero que todos tenham gostado e entendido. Qualquer dúvida, pergunta, sugestão ou crítica é só entrar em contato
Abraços, fiquem com Deus e uma ótima semana

OBS: Aguardem o GURUDODESIGN de cara nova em breve

Renan Lopes Web'er

Criando um menu com imagens ROLLOVER



Boa Tarde gente, depois de um tempo sem postar devido ao período de provas na Faculdade, estou de volta com um post de dreamweaver, ensinando como criar um menu sem complicações usando imagens rollover.
Então vamos lá

Imagem Rollover (cambiável) é a imagem que muda sua aparecia quando passamos por cima o mouse. Esse efeito é criando usando duas imagens, uma aparece no browser quando o documento é carregado a outra é exibida quando o cursor mouse é passado sobre a imagem rollover.

Nesse exemplo vou fazer com tabela para facilitar a para quem não usa ainda o CSS
Dica: as duas imagens têm que possuir o mesmo tamanho
(altura e largura) para o efeito funcionar com a aparência desejável.



1 - Inicie o Dreamweaver
2 - Crie um documento novo

Para criar o menu (Lembrando que para cada item do menu você precisa ter DUAS IMAGENS do mesmo tamanho):

3- Primeiro vamos criar um recipiente onde colocaremos os botões no nosso menu:

4- Crie uma tabela (caminho: MENU INSERT >> TABLE)
Nosso exemplo: rows: 4 , columns: 1 , table width: 130px , cellpad:2px, cellspace:zero, borda:zero

5 - Vamos colocar os botões no nosso menu dentro da tabela:
6 - Posicione o cursor do mouse onde a imagem do nosso botão vai aparecer:

7 - Insira a sua imagem rollover. Caminho: MENU INSERT >> IMAGE OBJCTS >> ROLLOVER IMAGE). Na caixa de dialogo Insert Rollover image preencha os seguintes campos:


NO CAMPO IMAGE NAME: digite um nome para a imagem Rollover.

NO CAMPO ORIGINAL IMAGE: digite o nome da imagem que será carregada primeiramente no navegador, ou dique no botão Browse para procurá-la em seu computador.

NO CAMPO ROLLOVER IMAGE: digite o nome da imagem que será exibida quando o cursor do mouse passar sobre a imagem original na janela do navegador. Ou dique no botão Browser para procurá-la em seu computador.

NA CAIXA DE SELEÇÃO PRELOAD ROLLOVER IMAGE: selecione esta opção para que o navegador carregue antecipadamente todas as imagens que serão usadas na imagem Rollover.

NO CAMPO ALTEMATE TEXT: digite o texto que será exibido quando o ponteiro do mouse ficar posicionado sobre a imagem.

NO CAMPO WHEN CLICKED, GO TO URL: digite o nome do arquivo que será carregado quando o usuário clicar sobre a imagem rollover ou dique no botão Browser para procurá-la em seu computador. Clique no botão OK para confirmar.

8 - Repita os passos 4 - 5 - 6 - 7 -  nos demais espaços usando os outros botões que já foram confeccionados


Assim você faz os outros botões.



Se foi útil o post comente!!!

Até semana que vem!

14 abril 2010

Vinil adesivo para plotter de recorte eletrônico

O vinil auto-adesivo tem tipos e especificações para cada finalidade, cada qual com um processo de fabricação diferente. Podemos dividi-los em dois tipos genéricos: Cast ou Calandrado.
Os vinis Cast ou Alta Performance são importados, de melhor qualidade e maior durabilidade. São películas mais finas e muito mais caras. Possuem garantia de uso externo e coloração de até dez anos.
Já os vinis Calandrados podem ser nacionais ou importados. São películas mais grossas, possuem menor durabilidade e podem sofrer anomalias com o tempo. Sua garantia varia de um a cinco anos, em alguns casos somente para uso interno.
Cada material tem seu uso específico, por isso, não usaríamos um vinil Alta Performance ao fazer uma aplicação em um stand ou um banner que terá uma durabilidade de um mês. Da mesma forma, não colocaríamos um vinil calandrado em uma aeronave, sujeita a intempéries constantes.
Podemos ainda dividir os diversos tipos de vinil em: * Opacos: são os mais comuns e se prestam a diversos serviços, como faixas, banners, carros, barcos, aeronaves, stands, placas, vidros, etc.
* Translúcidos: permitem que a luz passe uniformemente por toda a extensão da película, criando um excelente impacto visual. Utilizados na confecção de letreiros luminosos do tipo backlight. São usados também para a decoração de vitrines.
* Refletivos: material que reflete quando a luz incide sobre ele (à noite). Muito utilizado em placas de rua, atualmente empresas de ônibus têm aderido a esta película, pois, além de destacar sua marca durante a noite, gera maior segurança para os motoristas e passageiros.
* Fluorescentes: são aqueles de cores fortes e berrantes. Sua garantia não passa de seis meses, devido a sua baixa resistência contra o ultra-violeta.
* Metalizados: vinis opacos que criam o efeito de metalizados.
* Marmorizados: assim como os metalizados, criam a idéia de mármores.
* Jateados: vinis que substituem o tradicional jato de areia em vidro. Disponíveis em diversas cores, com e sem brilho. Muito utilizado em vidros e blindex. Possuem uma grande vantagem em relação ao jato de areia: podem ser modificados a qualquer momento sem danificar o vidro.
* Especiais: podem vir com dégradé, listrados, com bolinhas, duas cores, etc.

10 abril 2010

Plotter de Recorte Eletrônico

Há plotters com diversas larguras de corte.É importante lembrar que um plotter acima de 1,00m de largura tem um aproveitamento melhor que um de 0,60m de largura.
Se você for executar um trabalho de 1,00m de largura em uma plotter de 0,60m estará sempre fazendo com que gaste o material (vinil) no sentido que você o compra, pois são vendidos por metro linear gerando assim muitos retalhos, o que normalmente não são reutilizados.
Já em plotter de acima de 1,00m você tem uma aproveitamento melhor e evita as emenda.
Normalmente os materiais são vendidos com 0,50m, 0,60m, 1,00m, e 1,22m de largura, importados e nacionais.
Estão sempre surgindo novos nichos para a utilização destes fantásticos adesivos recortados. Como exemplos de serviços, podemos citar:
As cooperativas de vans, táxis, ônibus, carros de empresas, banners, pôsteres, galhardetes, faixas, vitrines, letreiros, placas, painéis e muito mais.
Se estiver interessando em comprar qualquer equipamento ou software, antes participe de feiras de sinalização, visite algumas revendas e solicite demonstrações dos recursos de hardware e software.
Os arquivos para plotagem de adesivo devem ser em:

- CorelDraw/Illustrator/FlexSigns
- Todos os textos convertidos em curva;
- Não conter foto, figura bitmap, textura ou degradê
- Não conter letras com menos de 12mm de altura
- Letras com serifa, tamanho mínimo de 20mm de altura

08 abril 2010

TRADUTOR PARA O DREAMWEAVER CS4


Gente boa tarde

Para quem quiser usar o a versão CS4 do Dreamweaver em português Brasil, vou postar um Pack de tradução e como instalá-lo.


  1. Primeiro vamos fazer o download do Pack CLIQUE AQUI (arquivo em .rar)
  2. Descompacte o arquivo no desktop, pois ficará mais fácil de achá-lo quando precisar.
  3. Abra a pasta e dê um clique duplo no arquivo .EXE para instalar a tradução.
Observação: Se o seu disco rígido
não for (C:) faça o seguinte procedimento:

Na pasta que você descompactou tem o arquivo .exe, clique com o botão direito do mouse nele e peça para descompactar.
  1. Procure no seu PC a pasta que esta instalado o Dreamweaver CS4 ( Meu Computador > Disco (?:) > Arquivos de programas > Adobe > Adobe Dreamweaver Cs4).
  2. Agora arraste a pasta (pt_BR) que você descompactou para dentro da pasta Adobe Dreamweaver Cs4
  3. DEPOIS INICIE O DREAMWEAVER.
Um abraço a TODOS e até a próxima.
Sallug Gomes.


07 abril 2010

Formato Gráfico de Papel

Formato gráfico de papel



Oi pessoal,
Aí vai uma dica sobre formato gráfico de papel.

São medidos levando-se em conta o tamanho da resma inteira que é de 96 x 66cm e varia de acordo com o material a ser produzido (flyer, folder, pastas, cartões, etc.), desse modo podemos saber a medida correta da divisão na folha. Exemplo: se voce tem layout de um folder de 21 x 29,7cm (A4), em policromia com sangramento, poderá usar o formato 8 que tem 24 x 33cm, assim tanto a arte como as marcas de corte e os registros estarão visíveis na folha.
É importante para quem quiser entrar no ramo gráfico estar por dentro das medidas porque elas vão ajudar no cálculo do custo da peça.

Valeu,

até a próxima!


06 abril 2010

Criação de uma galeria de fotos na Web com photoshop

Quando pensamos em fazer uma galeria de fotos para colocar na web basicamente estamos criando um site, onde existe uma página inicial com vários links para as paginas internas, como vocês verão os links são as miniaturas das fotos que quando clicadas aparecerão às grandes (no caso as páginas)
Para quem quer fazer e não sabe criar a estrutura em HTML, CSS, FLASH ou qualquer linguagem. O Photoshop nos dá uma mãozinha.


Veja como é fácil.


1 - Crie uma PASTA no DESKTOP (Área de trabalho) chamada “minha_galeria” (sem as aspas) e dentro dessa pasta CRIE OUTRA PASTA com o nome “imagens”, onde serão colocadas as imagens da nossa galeria.
2 - Inicie o Photoshop.
3 - Vá a FILE >> AUTOMATE >> WEB PHOTO GALERY


Opção Site:
4 - Escolha um estilo para a galeria no menu pop-up STYLE. Uma visualização da página inicial para o estilo escolhido é exibida na caixa de diálogo no nosso exemplo: STYLE TABLE2


Dica: Insira um endereço de e-mail que
sirva como a informação de contato para a galeria.
Opção Source Images:



5 - USE: (folder) Clique em BROWSER e ESCOLHA a pasta que criamos chamada “IMAGENS” e clique em OK
Dica: Havendo subpastas use
a opção INCLUDE ALL SUBFOLDERS
6 - Em DESTINATION selecione uma pasta na qual serão armazenadas imagens e páginas HTML da galeria, que no NOSSO EXEMPLO é a “minha_galeria”. Em seguida, clique em OK.


Opção Options:
Aqui nós vamos selecionar as opções de formatação para a galeria de fotos.
Vou colocar a que agente vai usar e depois explica as outras.


OPTIONS: General (GERAL)
7 - No nosso exemplo a Extension é .HTML e marcamos a opção: Add Width and Height attributes for Images.
PARA QUE SERVE:

  • USE UTF 8 Encoding for URL: Nessa opção você escolhe a extensões de arquivo, codificação e metadados.

  • EXTENSION .htm ou .html é a extensão do nome do arquivo.

  • ADD WIDTH AND HEIGHT ATTRIBUTES FOR IMAGES: Adiciona atributos de largura e altura para imagens que Especificam dimensões, reduzindo o tempo de download.

  • PRESERVE ALL METADATA: Preserva todos os metadados o que mantém as informações dos metadados.

OPTIONS: Banner (Topo da galeria)
8 - Escreva em SITE NAME “Galeria de fotos no Photoshop”, DATE: padrão , FONT: Arial e FONT SIZE “3”
PARA QUE SERVE:
Opções de texto para o banner exibido em cada página da galeria. Insira texto em cada um destes campos:
  • SITE NAME: Aparece no topo da galeria o nome;

  • DATE: A data que aparecerá em cada página da galeria. Por padrão, o Photoshop usa a data atual.

  • FONT E FONT SIZE: Família de Fontes disponível e Tamanho da Fonte

OPTIONS Larges Images (imagens principais)
9 - Marque ADD NUMERIC LINKS, RESIZE IMAGE “500 pixels” CONTRAIN: width, JPEG QUELITY: 5(Escolha uma opção no menu pop-up, digite um valor entre 0 e 12, ou arraste o controle deslizante), BORDA SIZE: zero,TITLE USE: marque todas as opções, FONT: arial e SIZE “3”


PARA QUE SERVE:
  • ADD NUMERIC LINKS: Adiciona links numéricos que começam em 1 e terminam no número total de paginas da galeria

  • RESIZE IMAGES: Redimensiona as imagens de origem para inserção nas páginas da galeria.

  • CONSTRAIN: Para que parte você deseja redimensionar a imagem.

  • JPEG QUALITY: Maior valor, melhor será a qualidade da imagem e maior será o arquivo.

  • BORDER SIZE: Especifica a largura, em pixels, da borda da imagem.

  • TITLE USE: Especifica opções para a exibição de legendas: selecione FILE NAME para exibir o nome do arquivo ou DESCRIPTION, Credits, Title e Copyright para exibir texto descritivo retirado da caixa de diálogo Informações do Arquivo.

  • FONT E FONT SIZE: Especifica a fonte e o tamanho da legenda.

OPTIONS Thumbnails (miniaturas)
10 - SIZE: 75 px, COLUMNS: 5 ROWS: 3, TITLE USE: file name (nome do arquivo), FONT: arial, SIZE: 3



PARA QUE SERVE
Opções para a página inicial da galeria, incluindo o tamanho das imagens em miniatura.
  • SIZE: Especifica o tamanho da miniatura. Escolha no menu pop-up ou insira um valor em pixels para a largura de cada miniatura.

  • COLUMNS E ROWS: Especificam o número de colunas e linhas para exibição de miniaturas na página inicial.

  • TITLE USE: Especifica opções para a exibição de legendas embaixo de cada miniatura.



OPTIONS Custom Colors: (cores da galeria)
11 - BACKGROUND: preto, BANNER: preto, TEXT: verde, LINKS: active: vermelho, link: branco, visited: roxo

PARA QUE SERVE
Opções de cores dos elementos da galeria. Para alterar a cor de um elemento, clique na amostra de cores e, em seguida, selecione uma nova cor no Seletor de Cores. É possível alterar a cor do plano de fundo de cada página
  • BACKGROUND: (Plano de Fundo)

  • BANNER (Título da galeria)

  • TEXT: (Texto)

A última guia e a SECURITY, que exibe o texto sobre cada imagem como uma proteção contra roubos. As operações já foram ensinadas nas outras opções
11 - Clique em OK.


O Photoshop insere os seguintes arquivos HTML e JPEG na pasta de destino:
Uma página inicial para sua galeria chamada index.htm ou index.html, dependendo das opções de Extensão.
Abra esse arquivo em qualquer navegador da Web para visualizar sua galeria.


Até a próxima semana Galera!!
SALLUG GOMES

05 abril 2010

Efeito "Lightning Lines"


Olá amigos, hoje vamos aprender um efeito bem simples, mas que da vida e beleza a qualquer trabalho

1- Primeiramente criaremos um novo documento de tamanho a seu gosto:
(o meu ficou com 500x300)

2- Em seguida vamos clicar na "PEN TOOL":



3- Após selecionar a "PEN TOOL" vamos modificar uma de suas propriedades, clicando em "Paths":


4- Agora desenharemos uma forma qualquer:


5- Agora criaremos uma nova camada na paleta de camadas "Layers":

6- Com a camada criada, vamos diminuir o tamanho do nosso brush para que fique com 3px e o "Hardness" em 0%. Aproveitaremos para definir uma cor qualquer para nosso "Foreground Color":


7- Agora selecionaremos novamente a "PEN TOOL", e vamos clicar com o botão direito sobre nosso trabalho e escolheremos "Stroke Path", e aplicaremos as configurações mostradas abaixo:

Selecionar "Brush"
Marcar "Simulate Pressure" (A forma terá nas suas extremidades uma espessura menor do que a de seu centro)

Meu resultado:

Note como a forma afina ao se aproximar das extremidades, dependendo da sua criatividade
é possível alcançar ótimos resultados

Espero que gostem da dica e façam bom proveito
Ótima semana a todos e fiquem com Deus

02 abril 2010

Eventos e Palestras - 04/2010



Bom dia a todos!
Hoje venho fazer apenas uma divulgação de 2 eventos que achei interessante e estão bem próximos:

RDesign Carioca 2010
O R Design é o Encontro Regional de Estudantes de Design, evento itinerante que acontece anualmente em diferentes cidades. Esta é a sexta edição do R Design RJ/ES e acontecerá de 21 a 25 de abril na cidade do Rio de Janeiro


Seminário: Design, Cidade em Construção
Exposição - A mostra estará aberta ao público de 31 de março a 11 de abril (de 10h às 19h) e aos sábados, domingos e feriados (de 12h às 19h). O Centro Carioca de Design fica na Praça Tiradentes, 48 - Centro - Informações (21) 2555 8042.

*Neste útlimo evento ocorreram palestras em março, porém as exposição ainda pode ser visitada

Assim que souber de mais eventos, venho divulgar!

Um ótimo feriado a todos!
Feliz Pácoa