Para resolver esse problema ou até mesmo melhorar o ranking do seu site nos busca-dores utilizamos as METATAGS. A metatag é suportada por todos os principais navegadores.
Metatags são linhas de código HTML, ou etiquetas, que ajudam a descrevem o conteúdo do site para os buscadores. Nas metatags será inserido as palavras chaves que facilitarão o seu site de ser achado na hora em que o usuário digitar o que procura em um buscador. Através delas podemos fornecer detalhes sobre o site para os sistemas de buscas ou até mesmo assi-nar seu site. Essas etiquetas NÃO aparecem para o usuário.
Elas não são as únicas metas existem outras, só estou colocando as mais importantes. Para saber mais sobre as metatags entre em W3CSchools.
No exemplo abaixo vou mostrar como colocar e onde colocar as metatags.
Exemplo:
<HTML>
<HEAD>
<TITLE> Guru do Design </TITLE>
<META NAME='description' ‘CONTENT’=' blog de dicas sobre webdesign, design e suas derivações '>
<META NAME='author' ‘CONTENT’='sallug gomes'>
<META NAME='copyright' ‘CONTENT’='guru do design'>
<META NAME='language' ‘CONTENT’='Portuguese'>
<META NAME='keywords' ‘CONTENT’='design,webdesign,sites,web,ucb'>
<META NAME='ROBOTS' ‘CONTENT’='index,follow'>
</HEAD>
<BODY>
</BODY>
</HTML>
As metatags são identificadas entre, META NAME, que é o nome da tag e 'CONTENT' os atributos, elas devem ser colocadas sempre dentro das tags de cabeçalho (<head></head>).
A principal metatag que deve ser incluída é a "robots" por que é ela, que informa ao buscador se seu site e todos os links podem ser indexados, no nosso exemplo foi colocado "index,follow", assim todos serão indexados.
Outra metatag muito importante é a ‘description’ que serve para descrever seu site, o texto que será escrito dentro de ‘CONTENT’ aparecerá nos resultados de busca abaixo do título, faça uma descrição do site em poucas palavras, mais ou menos 120 caracteres.
A terceira metatag mais importante do nosso exemplo é a ‘keywords’ que são as palavras-chave relacionadas ao site. As palavras-chave devem, como no exemplo, ficar dentro de ‘‘CONTENT’’.
*Dica: Elas devem ser escritas em minúsculo e separadas por vírgulas e se o conteúdo do seu site for abrangente seja específico nas palavras.
Também usamos outras três metatags que são as ‘language’ , ‘author’ e ‘copyright’. 'Language' declara a(s) linguagem(ns) natural(is) do documento. Pode ser usada pelos motores de busca para categorizar por idioma. Já a 'author' é para colocar o nome do autor da página e 'copyright' indica os direitos autorais do dono da página.
Obrigado gente,
até a próxima semana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário